Reprodução

Formando casais


A fêmea é a quem escolhe seu parceiro, se tem vários periquitos e quer que formem casais por sua conta basta coloca-los em um viveiro ou gaiola juntos. Já se quer formar um casal afim de conquistar determinadas cores e padrões nos filhotes, é preciso o isolamento total dos outros.

Há alguns casos que a fêmea não aceita o macho, geralmente isso é raro, caso aconteça é preciso troca-lo por outro. É necessário ficar sempre atento aos indícios, geralmente quando a fêmea aceita o macho como seu parceiro já começam o ritual de acasalamento, ela fica sempre atrás dele, ficam encostando os bicos, fazendo carinho e o macho a trata no bico.


Ovos

Muitas vezes nem todos os ovos estão galados, para descobrir isso não é preciso chamar nenhum profissional da área de veterinária, você mesmo pode realizar tal função.

Após seis dias que a fêmea tenha sentado para chocar, cuidadosamente vá até o ninho, abra-o, pegue um ovo e coloque na frente do sol ou luz. Repare-o bem, ovos que possuem filhotes, apresentarão veias já formadas e tom avermelhado, já ovos gorados ficarão brancos sem nada. Faça isso com os outros ovos.


Filhotes

Enfim filhotes, após vários dias depois de a fêmea ter sentado pra chocar, para ser mais preciso, aproximadamente 18 dias, surgem os filhotes. Estes, nascem com os olhos grudados com algumas penugens  sobre o corpo. Após 28 à 31 dias de dedicação dos pais, em seu trato, já é possível vê-los dando seus primeiro voos.