Sobre a ave

Considerada a ave doméstica mais popular em todo mundo, o periquito australiano(Melopsittacus Undulatus) pertencente ao grupo dos psitacídeos, ou seja, pássaros de bico torto, tem envergadura média de 18 cm e possui expectativa de vida em cativeiro de 12 anos.
Muitos duvidam, mais há indícios que os periquitos australianos também podem aprender a falar como fazem seus parentes, os papagaios, porém é preciso ensina-los desde cedo, quando ainda são filhotes.

Sua alimentação é basicamente feita de sementes, além de frutas e farinhadas. Reproduzem-se o ano todo e com facilidade criando vários filhotes de uma vez.

Em seu habitat natural, existem apenas na cor esverdeada, já em cativeiro possuem em variadas cores.

Ressaltando o que foi dito acima o periquito é um animal doméstico, que não precisa de nenhum registro para telo. Segundo a portaria 93 do Ibama animal doméstico é: 

"Todos aqueles animais que através de processos tradicionais e sistematizados de manejo e/ou melhoramento zootécnico tornaram-se domésticas, apresentando características biológicas e comportamentais em estreita dependência do homem, podendo apresentar fenótipo variável, diferente da espécie silvestre que os originou."